Acesso do aluno

RESPOSTA IMUNOLÓGICA AO EXERCÍCIO FÍSICO



Muito tem se falado nesses dias de pandemia por causa do coronavírus, a respeito da influência do exercício físico na imunidade. Esse assunto não é segredo e os mais antenados já sabem o quão importante o exercício físico planejado e controlado é importante em todos os aspectos da vida. Porém, devido ao momento vivido, devemos fazer algumas considerações:

1.     Resposta imunológica através do exercício

Sistema imunológico é o sistema de vigilância do corpo que atua principalmente sobre duas complicações: as inflamações e o câncer.
O sistema imune é estimulado pelo exercício físico regular que ajuda a reduzir as suscetibilidades às infecções, isso porque ele estimula o aumento dos linfócitos, células destruidoras naturais denominadas “natural killers (NK).
O exercício físico também promove a diminuição do estresse, em razão de que nosso corpo funciona através de um equilíbrio entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, fazendo com que ele fique mais forte e menos propenso a doenças.

2.     Esse estímulo do sistema imunológico é imediato?

Estudos apontaram que essas alterações nas células NK começam a ser consideráveis depois de 15 ou 16 semana de exercícios físicos regulares, realizados 3 a 5 vezes por semana e de forma moderada. A partir desse período acontece um aumento na atividade das células destruidoras que duram durante o período de exercício, prolongando-se por curto tempo após o término. Uma resposta mais eficaz do sistema imune acontece após um longo período de prática de exercício físico regular. Seguindo regras de adaptações fisiológicas, acredita-se que esses benefícios a longo prazo irão acontecer após 1,5 ou 2 anos de prática.

3.     E o que fazer nesse período de pandemia, então?

Como sempre falamos, nunca é tarde para começar a praticar exercícios físicos, o problema é que, neste momento, não é indicado frequentar academias ou qualquer outro local onde se tenha contato direto entre pessoas. Portanto, o melhor a fazer é se resguardar, se alimentar corretamente e seguir as orientações dos órgãos de Saúde Pública. Com certeza essa pandemia irá passar, e daí sim, o exercício físico deve ser incluído na rotina como forma de prevenção e promoção de qualidade de vida e saúde.

4.     Mas, eu já me exercito com frequência e vou continuar indo pra academia, afinal, preciso manter minha imunidade alta.

Como já dito acima, para quem já tem o exercício físico como rotina a resposta do sistema imunológico já está estimulada, e se essa prática vem de longo tempo o efeito é prolongado. Porém, deve ser repensada a permanência em locais fechados e onde haja aglomeração de pessoas. Se você já tem o hábito do exercício faça alguns em casa, ou se for permitido pelos órgãos de Saúde, pratique atividades ao ar livre, de preferência isoladamente pra que todos os esforços em combater o vírus seja válido. Nenhuma ação individual vale a pena se interferir no coletivo. Pense que ao ir para academia, clube ou grupo, você poderá se tornar um agente transmissor do Vírus e infectar pessoas ao seu redor.

Como sempre defendemos, o exercício físico deve ser incorporado à rotina e ser encarado como doses diárias de saúde. Nunca é tarde para começar, porém, em tempos de pandemia tem uma vantagem quem já tem o exercício como hábito. Aos que ainda não o fizeram, vale colocar na agenda de metas para 2020 a introdução de exercícios físicos regulares e planejados, a fim de se beneficiar de todas as vantagens que ele pode oferecer.